ESTRATÉGIA E PLANO DE SUSTENTABILIDADE
O Porto de Luanda é o principal porto do País, responsável por cerca de 80% do tráfego
de importação e exportação do país, e por isso com uma enorme responsabilidade na vida da
província de Luanda e de Angola.
Uma responsabilidade que o Porto de Luanda quer assumir cumprindo a sua missão de
“Planear, gerir, regular, fiscalizar e promover o Porto, garantindo a segurança de pessoas e bens,
a sustentabilidade económica, social e ambiental e a oferta de serviços e infra-estruturas capazes
de responder às necessidades da província e do País, tornando o Porto de Luanda, cada vez mais
eficiente competitivo e seguro, contribuindo assim para o crescimento económico e social de Angola.”
Uma Missão que o Porto só poderá concretizar se os seus dirigentes e trabalhadores actuarem
sempre com competência, responsabilidade, integridade, transparência, respeito e numa
perspectiva de cooperação, com todos aqueles com quem interagimos e com a comunidade
que nos rodeia.
Estratégia e Plano de Sustentabilidade 2017-2020:
Capa
Plano de Sustentabilidade
Carta de Adesão Assinada pelo Sr. PCA e a Resposta que confirma a adesão no Pacto Global:
Carta Dirigida ao Secretário Geral das Nações Unidas
Comunicação de Progresso - COP 2019
Comunicação de Progresso - COP 2019
Comunicação de Progresso - COP 2020 - 2021
Comunicação de Progresso - COP 2020 - 2021
Comunicação de Progresso - COP 2021 - 2022
Comunicação de Progresso - COP 2021 - 2022
EIXOS ESTRATÉGICOS DE SUSTENTABILIDADE | |
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Promoção da Ética | PC (pacto global ONU) Área Anticorrupção - Princípio 10: A empresa deve combater a
corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno. Sem Verdade e Ética o Porto de Luanda nunca poderá ser plenamente eficiente e ficará sempre aquém da sua missão. Por isso a implementação do Código de Ética tem de ser uma realidade e algo que marque a vida do Porto. O código de ética é explícito na proibição de qualquer tipo de corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina, e a proibição de qualquer tipo de assédio moral e sexual. É por isso da maior importância encontrar formas de concretizar os princípios definidos na vida da empresa. |
Protecção Ambiental | PC Área Protecção Ambiental - Princípio 7: A empresa deve apoiar uma abordagem preventiva
aos desafios ambientais; Princípio 8: Realizar iniciativas para promover a responsabilidade
ambiental; Princípio 9: Encorajar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias
amigas do ambiente A empresa deve promover iniciativas que alertem e promovam os seus trabalhadores para esta questão e ter uma abordagem preventiva aos desafios ambientais e introduzir tecnologias de minimização de impacto económico, por exemplo: água e energia. A questão ambiental é também aquela que a operação do Porto impacta, devendo prevenir questões de saúde nos seus colaboradores e junto da comunidade de Luanda. Sendo estas operações realizadas na sua maioria por empresas concessionadas, o Porto deverá ter negociações, cláusulas concretas nesta área e fiscalizações mais fortes. A liderança do Porto junto dos concessionários é essencial para garantir que o processo é liderado pelo Porto e não pelos concessionários. Que cabe ao Porto definir as regras, estar presente, avaliar e exigir resultados. É essencial que o Porto promova a protecção ambiental na sua zona circundante e de influência, através de uma gestão integrada do seu impacto ambiental, nomeadamente ao nível da poluição física e sonora e na gestão dos resíduos. |
Protecção Laboral | PC Área Práticas Laborais - Princípio 6: Eliminação da discriminação no emprego. O Porto de Luanda respeita os direitos humanos reconhecidos internacionalmente, existindo um código de ética e uma política clara de respeito pelo cidadão e de não discriminação pelas suas opções políticas, religiosas e sexuais. Este respeito é devido não só para com os colaboradores da empresa, mas também para com toda a comunidade envolvente. No entanto, foram referidas situações que ocorrem na vida do Porto de Luanda que se prendem com o recrutamento, seleção e admissão dos trabalhadores, a promoção na carreira, as oportunidades de formação, o relacionamento entre chefes e subordinados, e a avaliação que é feita do trabalho de cada um que implicam um novo empenho e novas formas de promover politicas que garantam e controlem: |
Eixo Ligação do Porto com a Cidade e a Comunidade | Melhorar a integração urbana do Porto, através de uma constante ponderação da melhoria
das condições de sociabilidade da sua vizinhança e o seu papel na cidade de Luanda, em todos
os programas e projectos de desenvolvimento da Empresa. Fomentar a comunicação e a participação do Porto na vida da cidade nas temáticas e questões onde possa trazer valor para a reflexão e soluções. A presença actual do Porto na “vida da Cidade” é pouco visível e reconhecida, bem como o seu posicionamento geográfico e a necessidade de preservar a segurança do seu espaço físico tornam-no pouco presente como dinamizador da sua área de influência. Por outro lado, a movimentação de camiões de grande porte e a consequente poeira, barulho e trânsito que causam tornam-no numa instituição pouco reconhecida na cidade. O Porto pela sua representatividade e pelo impacto económico e social necessita de repensar o seu posicionamento e encontrar formas de se integrar e participar na vida da cidade. Deve encontrar forma de ser reconhecido, tornando-se parte actuante, relevante e desejada. |
Parcerias para o Desenvolvimento – Novas Estratégias são essenciais para novos objectivos. | Novas estratégias são essenciais para novos objectivos. Encontrar ou aprofundar a relação com novos parceiros para poder ir mais longe na difusão e no alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentado são essenciais. O Porto sozinho terá maiores dificuldades em desenvolver este caminho, por isso deverá pensar em reforçar parcerias ou encontrar novas entidades e organismos que possam ajudar a percorrer este caminho. A título de exemplo identificámos os seguintes: A sustentabilidade implica novas formas de trabalho e a capacidade de trabalhar em parceria com diferentes parceiros. A realidade que queremos trabalhar é complexa e sistémica, por isso os parceiros dão-nos a forma e a capacidade de seguirmos os nossos objectivos. |